Compesa prevê começar a utilizar energia solar para esse objetivo ainda neste mês de janeiro, compensando cerca de 70% da energia consumida no chafariz da ilha.

O chafariz e dessanilizador da Vila do Trinta, em Fernando de Noronha, será a primeira unidade da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) com sistema de geração de energia solar fotovoltaica. Ainda em janeiro, está previsto o início do projeto-piloto que possibilita utilizar essa energia renovável e sustentável para o funcionamento da unidade.

O objetivo é suprir cerca de 70% da energia consumida no equipamento com energia solar. Isso porque a maior parte da energia gerada na ilha é produzida com a queima de combustíveis fósseis (óleo diesel).

O sistema solar instalado no chafariz vai utilizar o princípio de compensação de energia, conforme estabelece as resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Esse sistema solar estará ligado à rede elétrica da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e poderá exportar o excedente produzido ou consumir a energia gerada.